Berinjela Parmigiana

A Berinjela à parmigiana é um prato de berinjela frita e assada no forno com molho de tomate, manjericão, alho e queijo parmesão. Nas velhas receitas há uso de queijo pecorino, mais utilizado na cozinha do sul. A relação do nome com o queijo parmesão é apenas uma coincidência, cuja utilização na cozinha do sul se espalhou após a Segunda Guerra Mundial.

REF: 1054 Categoria

Descrição

O termo “Parmesão”, de acordo com alguns, deriva da palavra siciliana “parmiciana”, que são chamadas tiras de madeira que compõem uma janela persiana, forma retirada do arranjo em camadas de sobreposição das fatias de berinjela frita. Além disso, a berinjela é um produto vindo da Ásia, e parece que a sua importação para Itália se deu graças aos árabes que se estabeleceram na Sicília. O nome deste prato também poderia provavelmente derivar da palavra turca Patlican, e/ou do árabe “al-Badingian”.

Informação adicional

Preparação

A Berinjela a Parmegiana é feita com berinjelas fritas montada em camadas, temperada com sal, manjericão e queijo parmesão ralado e molho de tomate. Asse em forno à 180 ° C durante 20 minutos.

Tempo De Cozimento

20 minutos

Você também pode gostar de…